Carregando...
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com os termos e condições de uso do site
voltar
Entenda sua conta de Luz e saiba como economizar
O pagamento da conta de luz é o que garante a nossa energia elétrica durante o dia a dia, muitas pessoas não se importam muito com as informações que estão impressas na conta, porém elas são tão importantes quanto o valor que você deve pagar e a data de vencimento, já que a própria distribuidora possui outras informações.
Para lhe ajudar, preparamos um material para que você entenda sua conta de luz e saiba como economizar. Continue lendo e saiba mais!
A conta de luz é conhecida como um comprovante sobre a quantidade de energia que você gasta por mês, lá você encontra todas as informações sobre a concessionária e o serviço que a empresa presta para disponibilizar energia até a sua casa mensalmente. Por isso, cada uma dessas informações é importante e algumas dicas ajudam até a economizar energia de uma maneira muito mais simples e prática.
Além disso, é importante que você saiba que existem diversas distribuidoras de energia no Brasil, o que muda são as características das contas de luz ao redor do país, além disso, os impostos de cada estado são diferentes, tudo isso somado com o valor monetário determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, em R$/MWh ou em R4/kW.
A Resolução Normativa n° 414/2010 determina que algumas informações devam estar nas faturas de energia de todo o Brasil, mesmo que em ordens diferentes.
Todas essas informações precisam estar em todas as contas de luz do Brasil. Mas além delas, também existem outras características que facilitam a leitura da conta de luz.
Essas informações parecem super complexas, porém basta entender alguns conceitos e você saberá o que acontece com sua energia elétrica, e como sua conta de luz retrata isso. Conheça cada uma delas:
Os tributos federais, estaduais e municipais estão entre os responsáveis por fazer a conta de luz ficar com preços altos, já que os bens, serviços e produtos adquiridos geram tributos que necessitam ser pagos na conta mensalmente. Além disso, cada um deles possui as seguintes divisões:
Os tributos federais, estaduais e municipais estão entre os responsáveis por fazer a conta de luz ficar com preços altos, já que os bens, serviços e produtos adquiridos geram tributos que necessitam ser pagos na conta mensalmente. E cada um deles possui suas próprias divisões.
Os tributos estaduais do ICMS – Impostos sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços.
Custeio do Serviço de Iluminação Pública – CIP.
Os encargos reúnem cerca de 9% do valor da energia, isso porque, as políticas do Governo Federal soma as implantações e desenvolvimento do setor elétrico dividindo nas contas de luz o valor gasto.
Para garantir que a energia elétrica chegue em todas as residências com qualidade, as tarifas são cobradas e separadas entre o grupo A e o grupo B.
No grupo A ficam as residências e estabelecimentos que gastam mais de 2,3 kV, ou seja, os grandes consumidores do setor elétrico.
Esse grupo reúne os consumidores de baixa tensão, gastando menos de 2,3 kV. Ou seja, isso significa que esse grupo se compõe pela classe residencial e classe rural e até pela iluminação pública.
A Lead Energy possui um time de especialistas que podem ajudar sua empresa a planejar sua transição para o Mercado Livre de energia da forma mais vantajosa possível, além de auxiliar com diversas outras sugestões para economia de energia.
Se a conta de energia da sua empresa é maior do que R$ 5.000 por mês, podemos te ajudar a economizar até 35% deste valor. Clique aqui e conheça mais sobre nossas soluções e realize uma simulação do quanto pode economizar.
Além disso, você também pode conferir as nossas redes sociais e blog para ficar por dentro de muitos outros conteúdos sobre energia e como economizá-la.
Entenda sua conta de Luz e saiba como economizar
voltar